sexta-feira, 18 de julho de 2014

COMO COMPRAMOS ??




Como é o processo de decisão do consumidor?

 
 

Especialista ensina a entender como

 o cliente pensa para faturar mais

          
                           
Homem fazendo compras

 
 
Como é o processo de decisão do consumidor?
 


(Respondido por Daniela Khauaja, especialista em marketing)




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É extremamente importante compreender como seus consumidores se comportam em cada etapa do processo de decisão de compra para garantir o sucesso da sua empresa.
 
 
 
 
O modelo do processo de decisão do consumidor representa as etapas que os consumidores passam antes, durante e depois de fazerem alguma compra.
 
 
 
 
1a. ETAPA:
 
UMA NECESSIDADE NÃO SATISFEITA 
 
 
Começa quando os consumidores reconhecem que têm uma necessidade não satisfeita e querem fazer alguma coisa para mudar essa situação.
 
 
 
 
2a. ETAPA:
 
BUSCA DE INFORMAÇÃO PARA
RESOLVER A NECESSIDADE
 
O passo seguinte é a busca de informação.
 
Quando os consumidores procuram se lembrar de experiências passadas ou procuram em fontes externas.
 
Hoje em dia, as redes sociais têm desempenhado importante função nessa etapa do processo.
 
 
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3a. ETAPA:
 
AVALIAÇÃO DAS ALTERNATIVAS DISPONIVEIS
 
 
A terceira etapa é a avaliação das alternativas disponíveis.
 
Nesse ponto, é crucial conhecer quais são os atributos mais importantes para o seu consumidor-alvo, pois é muito provável que ele abra mão de algumas características do produto em detrimento de outras que considera mais urgentes para satisfazer sua necessidade.
 
 
 
 
4a. ETAPA:
 
A COMPRA

 
 
 
A quarta etapa é a compra em si, momento no qual é importante garantir que o produto esteja acessível.
 
Muitas empresas tentam fazer desse momento algo memorável, proporcionando uma experiência única para seus consumidores.
 
 
 
 
 
5a. ETAPA:
 
O PÓS-COMPRA
 
&
 
CONSTRUÇÃO DE  RELACIONAMENTO
 COM COMPRADOR
 
 
A última etapa do processo de decisão do consumidor é o pós-compra.
 
Diversas empresas negligenciam essa etapa, perdendo a oportunidade de saber se o produto foi capaz de satisfazer as necessidades do consumidor e de construir um relacionamento duradouro e lucrativo.
 
 


Daniela Khauaja
Daniela Khauaja é especialista em marketing pela Western International University de Londres e coordenadora da área de marketing de pós-graduação da ESPM. 
 
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Editado por Priscila Zuini, de
 
 
FONTE: REVISTA EXAME - EDITORA ABRIL

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