quarta-feira, 3 de setembro de 2008

SOMMELIER

Você sabe a origem do termo “Sommelier”?

Durante o Renascimento francês, quem se predispunha comprava o título de “sommelier” para então fazer parte da comitiva do rei ou de um nobre.
Durante as viagens, o sommelier era responsável pela armazenagem dos alimentos e dos vinhos e mantinha essas provisões numa carruagem chamada somme. Contudo, a tarefa mais importante do sommelier era a de garantir a condição dos perecíveis: ele fazia isso experimentando um pedaço de cada comida e um gole de cada vinho antes de serem apresentados ao senhor. Colocava sua propria vida em risco, pois se a comida ou o vinho estivessem envenenados por algum inimigo, o sommelier certamente morreria.

Personagem caricato

Na década de 1980 a palavra sommelier começou a ser estereotipada e facilmente se associava o nome a uma caricatura de um conselheiro de vinhos vestido de smoking, taste-vin pendurado ao pescoço, sobrancelhas arqueadas, habilmente intimidando os clientes do restaurante a consumirem vinhos super caros.
Essa imagem se tornou tão ofensiva que a maioria dos sommeliers americanos se recusou a usar smoking, abandonou o taste-vin e começaram a se intitular “compradores de vinhos” ou “mordomos de vinhos”, em vez de usar a palavra francesa.

O que faz um Sommelier?

Um moderno sommelier escolhe os vinhos, abastece a adega do restaurante, monitora o inventário de vinhos, realiza sessões de treinamento em vinhos para outros membros da equipe e trabalha na sala de jantar recomendando os vinhos aos clientes.
O sommelier/comprador, recebe um salário do restaurante e às vezes uma pequena percentagem sobre a venda dos vinhos. Em geral, não espera receber gorjetas (5% a 10% do preço da garrafa), embora ela seja justificada se o sommelier indicar um vinho especialmente notável que você não teria descoberto de outro modo.

Onde eles estão?

Embora cada vez mais restaurantes pelo mundo afora contratem sommeliers, não admira que a Itália, onde a paixão pelo vinho e pela comida se assemelha à pela religião, tenha mais sommeliers do que qualquer outro país (inclusive a França) – cerca de 8 mil indivíduos, segundo a Comissão Italiana de Comércio.
Nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, os sommeliers muitas vezes aspiram obter o prestigioso grau de Master Sommelier atribuído pela Court of Master Sommeliers, com sede em Londres. Para obter esse título (que passou a ser concedido nos Estados Unidos a partir de 1987), os sommeliers devem passar por uma desafiante prova de degustação que dura três dias e por um exame escrito. No ano de 2000 havia 42 Master Sommeliers nos Estados Unidos, dos quais dez mulheres.

Nenhum comentário: