sexta-feira, 12 de setembro de 2008

ESTRUTURAS DE MERCADO

As várias formas ou estruturas de mercado dependem fundamentalmente de três características:


número de empresas que compõem esse mercado
tipo do produto (se são idênticos ou diferenciados)
barreiras ou não quanto ao acesso a esse mercado


De acordo com a importância da empresa no mercado e a homogeneidade do produto ofertado, os mercados podem ser classificados em:


CONCORRÊNCIA PERFEITA: é um mercado em que existe um grande número de empresas oferecendo um mesmo produto, que é igual aos olhos do consumidor. O produto é homogêneo. O mercado é transparente, se existirem lucros extraordinários, isso atrairá novas firmas e com aumento da oferta, os preços tenderão a cair e os lucros extras cairão para lucros normais. Ex: mercado de hortifrutigranjeiros.


MONOPÓLIO: é um mercado em que existe apenas uma única empresa oferecendo bens ou serviços, para o qual não existem substitutos, nem concorrentes. Ex: controle de matérias –primas básicas, correios.


OLIGOPÓLIO: é caracterizado por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado. Essas empresas produzem bens diferenciados, mas substituíveis entre si. Ex: montadoras de veículos, indústrias de cimento.


CONCORRÊNCIA MONOPOLISTA: é um mercado em que existe um número relativamente grande de empresas, produzindo um mesmo bem, ou serviços, que aos olhos do consumidor são diferenciados. Esse mercado sempre é dominado por uma marca. Ex: grifes de roupas, tênis, refrigerante etc...



PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS ESTRUTURAS DE MERCADO:




ESTRUTURAS NO MERCADO DE FATORES DE PRODUÇÃO



CONCORRÊNCIA PERFEITA NO MERCADO DE FATORES: é um mercado onde existe oferta abundante do fator de produção mão-de- obra não especializada. Os ofertantes como são em grande número, não tem condições de obter preços mais elevados por seus serviços.


MONOPSÔNIO : estrutura onde há somente um comprador para muitos vendedores. Ex: uma grande empresa se instala no interior e torna-se exclusiva compradora dos pequenos produtores.



OLIGOPSÔNIO : é um mercado onde existem poucos compradores (que dominam esse mercado), para muitos vendedores. Ex: laticínios.


MONOPÓLIO BILATERAL: ocorre quando uma só empresa produz e uma só compra. Nesses casos, a determinação dos preços de mercado dependerá não só de fatores econômicos, mas do poder de barganha de ambos. O monopsonista tentando pagar o menor preço, usando a força de ser o único comprador, e o monopolista tentando vender pelo maior preço por ser o único fornecedor. Ex: tipo único de aço produzido pela siderúrgica, vendido a uma única empresa.



CARTÉIS , TRUSTES E HOLLDINGS



CARTEL: Uma forma de associação oligopolista, vem da palavra alemã kartell que significa acordo, contrato.

No cartel, diversas empresas produtoras do mesmo ramo, fazem um acordo, sem perderem sua autonomia de operação e administração. Cada uma das empresas, continua fabricando o produto, mas passa a seguir uma única orientação no que diz respeito a política de preços, características e qualidades do produto, bem como do seu volume de produção.

As empresas reunidas no cartel, não fazem concorrência entre si, uma vez que lançam produtos com as mesmas características , com os mesmos preços e idênticas taxas de lucros.

Concorrem com grande vantagem com as empresas fora do cartel, chegando mesmo a impedir a entrada de novos produtores no mercado.

É uma forma de concentração horizontal de mercado:



TRUSTE : É uma das formas mais agressivas de controle de mercado. Termo proveniente da palavra inglesa trust, que significa confiar, depositar confiança em...

O truste consiste num acordo entre diversas empresas ( de diversos segmentos) que passam a ser administradas por uma nova empresa ou grupo financeiro diferente de qualquer uma delas. Esta nova empresa passa Ter o controle absoluto sobre as empresas anteriores, que perdem sua independência e parte de sua autonomia administrativa.

Dessa forma o truste passa a ser o único produtor e vendedor de um determinado bem no mercado, eliminando progressivamente os demais concorrentes, absorvendo-os ou incorporando-os e, assim, controlando totalmente o preço do bem ou bens que produz.

É uma concentração vertical de mercado.

HOLDING COMPANY OU CONTROLE ACIONÁRIO


A expressão inglesa, significa companhia proprietária ou detentora da maioria das ações de um empreendimento. Essa forma de domínio de mercado se dás através da posse das ações, portanto nas sociedades anônimas.

Ocorre quando uma empresa adquire a maioria das ações de diversas empresas produtoras de uma mesma área de produção, ou mesmo de outras áreas, obtendo o controle acionário sobre cada uma dessas empresas.

A holding não é considerada permissiva para o mercado, o que ocorre é que às vezes pode ser uma forma de trust disfarçado, visto que se dá através do controle acionário majoritário.


A Legislação Nacional muito faz, mas dificilmente conseguirá eliminar completamente o controle oligopolista dos mercados nas economia capitalistas. O que muito tem ocorrido, são as grandes fusões para melhorar as negociações no mundo globalizado.




AÇÃO GOVERNAMENTAL E ABUSOS DE MERCADO :



CADE= CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DIREITO ECONÔMICO, é uma autarquia ligada ao Ministério da Justiça, que tem por objetivo julgar processos administrativos relativos a abusos do poder econômico, bem como analisar fusões de empresas que podem criar situações de monopólio.



GRAU DE CONCENTRAÇÃO ECONÔMICA NO BRASIL :


Uma medida comumente usada para verificar o grau de concentração econômica é calcular a proporção do faturamento das quatro maiores empresas de cada ramo de atividade, sobre o total faturado no ramo respectivo. Quanto mais próximo de 100% , maior o grau de concentração no setor. Quanto mais próximo de 0%, menor o grau de concentração e maior a concorrência no setor. Maiores concentrações brasileiras : aço 100 % , fumo 91%, amianto 88%, cervejas 86 % . Mais competitivos : Fiação 20%, confecções 23 % .

Fonte: www.fes.br/disciplinas/adm/te/Cap%EDtulo%20VII.doc

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