sexta-feira, 12 de setembro de 2008

AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS

O QUE É ?

CONHECIMENTO
Compreensão
Relacionamento de Idéias
Construção de Conceitos
 

HABILIDADES
Raciocínio Lógico
Comunicação Interpessoal
Produção de Textos
 
  
ATITUDES
Atenção
Pontualidade
Cooperação
Organização
Participação
Liderança
Iniciativa


Objetivos
1) Facilitar o acesso aos trabalhadores a aquisição e competências que lhe permitam elevar o nível de desempenho em distintas funções dentro dos níveis de qualidade e eficiência requeridos, bem como possibilitar a sua inclusão social;

2) Reconhecer e certificar as competências dos trabalhadores adquiridas mediante capacitação, pela experiência na vida profissional ou combinação de ambas, 

3) Otimizar os processos formativos e reduzir os custos da capacitação e Educação,

4) Possibilitar a aquisição progressiva de conhecimentos, habilidades e destrezas em função da conclusão de qualificações profissionais ou unidades de competências capitalizáveis como créditos formativos, 

5) Promover maior mobilidade do profissional dentro de sua família ocupacional, entre empresas e dentro do ramo da atividade produtiva, como forma de evitar o desemprego estrutural,

6) Gerar um banco de dados que possa ser disponibilizado aos agentes econômicos sobre as competências dos profissionais candidatos ao mercado de trabalho, provenientes das escolas.


Obstáculos à Implementação

Falta de definição de políticas públicas relativas a implantação do sistema, que possam sensibilizar os empregadores e empregados em obter uma certificação,
 
Falta de engajamento dos órgão governamentais e os principais atores, empresários, trabalhadores e formadores no desenvolvimento e construção do sistema,
 
Falta de planejamento relativo à estratégias que possam viabilizar as questões de infra-estrutura necessária ao projeto,
 
Falta de coerência entre as premissas, os procedimentos e, a sistemática de avaliação e certificação baseada em competências, com o modelo sistema formativo atual da educação profissional.


Fonte: Márcio Bambirra Santos - Prof. CEFET-MG

Modelo
 

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