quarta-feira, 27 de agosto de 2008

PRO LABORE

Pro-labore é uma expressão latina que significa "pelo trabalho"; remuneração do trabalho realizado por sócio, gerente ou profissional. Tem recolhimento de 11% para o INSS.


Introdução

Existem varias formas de remunerar os sócios de uma empresa: o pró-labore e a distribuição de lucros. O Pró-labore é um instrumento desenvolvido para orientar quanto a inclusão da remuneração dos sócio nos custos da empresa. O pró-labore é a remuneração dos sócios que trabalham na empresa e corresponde ao salário de um administrador contratado para isso. Assim, o valor do pró-labore deve ser definido com base nos salários de mercado para este tipo de atividade. Não se deve retirar mais recursos como pró-labore do que se pagaria a um empregado que realizasse as tarefas que os sócios que trabalham na empresa realizam. Isto seria anti-econômico. O pró-labore é considerado uma despesa administrativa e deve ser apropriadamente custeado e pago, conforme o vencimento das obrigações da empresa. O instrumento serve para orientar sobre os diversos aspectos da inclusão da remuneração dos sócios, nos custos. O cálculo do pró-labore faz-se necessário para se chegar ao pagamento justo do trabalho dos sócios na empresa. O pró-labore é parte componente dos custos empresariais.


Como se Utiliza
O instrumento é utilizado a partir de orientações, visando permitir um melhor entendimento do assunto, além de fornecer uma forma adequada de lidar com a questão. Veja como calcular o pró-labore:

- Defina corretamente as atividades que os sócios desempenham ou querem realizar na empresa
- Verifique no mercado quanto custaria para contratar um profissional que realizasse tais atividades com a qualidade esperada
- Defina o valor do pró-labore como se fosse o salário desse profissional
- Contabilize o pró-labore como despesa administrativa na conta Honorários
da Diretoria ou Salários da Administração oa contador.

Posso reinvestir meu pro labore na empresa?

Reinvestimento de lucro

Aprenda a reinvestir os lucros adequadamente, sem tirá-los todos a título de pró-labore.

Sócios e proprietários das empresas não devem retirar todos os lucros a título de pró-labore: parte desse montante deve ser direcionada ao reinvestimento, visando ao crescimento econômico do negócio.

FONTES: Sebrae e http://pt.wikipedia.org/wiki/Pro-labore

Um comentário:

alfaleal@terra.com.br disse...

eu achei ótimo,essas explicações
referente ao pró-labore,e as orientações com reinvestir este
muito obrigado.