segunda-feira, 25 de agosto de 2008

MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Noções Básicas em Educação Ambiental

Sistemas de vida
A educação ambiental enfatiza as regularidades, e busca manter o respeito pelos diferentes ecossistemas e culturas humanas da Terra. O dever de reconhecer as similaridades globais, enquanto se interagem efetivamente com as especificidades locais, é resumido no seguinte lema: Pensar globalmente, agir localmente.

Há três níveis ou sistemas distintos de existência:
Físico: planeta físico, atmosfera, hidrosfera (águas) e litosfera (rochas e solos), que seguem as leis da física e da química;
Biológico: a biosfera com todas as espécies da vida, que obedecem as leis da física, química, biologia e ecologia;
Social: o mundo das máquinas e construções criadas pelo homem, governos e economias, artes, religiões e culturas, que seguem leis da física, da química, da biologia, da ecologia e também leis criadas pelo homem.

Ciclos
O material necessário para a vida (água, oxigênio, carbono, nitrogênio, etc.) passa através de ciclos biogeoquímicos que mantêm a sua pureza e a sua disponibilidade para os seres vivos. O ser humano está apenasn começando a planejar uma economia industrial complexa, moderna e de alta produtividade que assegura a necessidade de reciclagem no planeta. Nos ecossistemas, os organismos e o ambiente interagem promovendo trocas de materiais e energia através das cadeias alimentares e ciclos biogeoquímicos.

Crescimento Populacional e Capacidade de Suporte
A capacidade de suporte para a vida humana e para a sociedade é complexa, dinâmica e variada de acordo com a forma segundo a qual o homem maneja os seus recursos ambientais. Ela é definida pelo seu fator mais limitante e pode ser melhorada ou degradada pelas atividades humanas.

Desenvolvimento Socialmente Sustentável
A chave para o desenvolvimento é a participação, a organização, a educação e o fortalecimento das pessoas. O desenvolvimento sustentado não é centrado na produção, e sim nas pessoas. Deve ser apropriado não só aos recursos e ao meio ambiente, mas também à cultura, história e sistemas sociais do local onde ele ocorre.


Estratégias de Ensino para a Prática da Educação Ambiental


Um programa de educação ambiental para ser efetivo deve promover simultaneamente, o desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade ambiental. Utiliza-se como laboratório, o metabolismo urbano e seus recursos naturais e físicos, iniciando pela escola, expandindo-se pela circunvizinhança e sucessivamente até a cidade, a região, o país, o continente e o planeta.

A aprendizagem será mais efetiva se a atividade estiver adaptada às situações da vida real da cidade, ou do meio em que vivem aluno e professor.

Veja mais em: http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./educacao/index.php3&conteudo=./educacao/educacao.html


Livros:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO
VILSON SÉRGIO DE CARVALHO - Wak - ISBN: 8588081407
http://www.relativa.com.br/livros_template.asp?Codigo_Produto=60232

SEIS RAZÕES PARA CUIDAR BEM DO PLANETA TERRA
NÍLSON JOSÉ MACHADO, SILMARA RASCALHA CASADEI E MICHELE RASCALHA/ILUSTRAÇÕES DE VERA ANDRADE
http://www.relativa.com.br/livros_template.asp?Codigo_Produto=105223

LAZER E RECREAÇÃO: REPERTÓRIO DE ATIVIDADES POR AMBIENTES
MARCELLINO, NELSON CARVALHO
http://www.relativa.com.br/livros_template.asp?Codigo_Produto=98859

Fonte: www.relativa.com.br/livros

Nenhum comentário: