segunda-feira, 25 de agosto de 2008

JURAMENTOS DE DIVERSAS CATEGORIAS PROFISSIONAIS

Como é o cerimonial?

O mestre de cerimônias convida o juramentista de cada área para ir até a tribuna e proferir o juramento em nome das turmas.
Esse formando dirige-se à tribuna e, com o braço direito estendido, lê o juramento, enquanto os demais, em pé, também com o
braço direito estendido, acompanham a leitura. Ao final desta, todos, em uma só voz, repetem: "ASSIM O PROMETO".
O número de cursos previstos para cada solenidade de colação de grau determinará o sistema de juramento, pois, poderá ser
adotada, a critério da Universidade, a modalidade de dois juramentos, sendo um para os formandos de LICENCIATURA e um para os
formandos de BACHARELADO, devendo, entretanto, no convite de cada curso, constar o respectivo juramento:

Juramento do farmacêutico
Juro que no exercício da profissão a que me habilito, acima de tudo, me norteará o princípio de ser útil à sociedade a que pertenço, preocupado em melhorar as condições de pleno desempenho das funções vitais dos seres humanos que somos, acima de quaisquer ambições, interesses ou ideologias.

Juramento oficial do curso de medicina
Juro consagrar minha vida a serviço da Humanidade. Darei como reconhecimento a meus mestres, meu respeito e minha gratidão. Praticarei a minha profissão com consciência e dignidade. A saúde dos meus pacientes será a minha primeira preocupação. Respeitarei os segredos a mim confiados. Manterei, a todo custo, no máximo possível, a honra e a tradição da profissão médica. Meus colegas serão meus irmãos. Não permitirei que concepções religiosas, nacionais, raciais, partidárias ou sociais intervenham entre meu dever e meus pacientes. Manterei o mais alto respeito pela vida humana, desde sua concepção. Mesmo sob ameaça, não usarei meu conhecimento médico em princípios contrários às leis da natureza. Faço estas promessas, solene e livremente, pela minha própria honra.

Juramento do engenheiro I
Prometo, no exercício das funções de engenheiro, só executar atos ditados pela consciência do meu dever, honrar os ensinamentos que recebi, cooperar sempre para o desenvolvimento da ciência, e fazer tudo quanto em mim couber pela grandeza moral, social e material do Brasil.

Juramento do engenheiro II
Juro que, no cumprimento do meu dever de Engenheiro, não me deixarei cegar pelo brilho excessivo da tecnologia, de forma a não me esquecer de que trabalho para o bem do Homem e não da máquina. Respeitarei a natureza, evitando projetar ou construir equipamentos que destruam o equilíbrio ecológico ou poluam, além de colocar todo o meu conhecimento científico a serviço do conforto e desenvolvimento da humanidade. Assim sendo, estarei em paz Comigo e com Deus.

Juramento do arquiteto
Juro que ao exercer a profissão de Arquiteto e Urbanista, terei sempre presente que estarei projetando espaços para a vida, para o bem estar da coletividade, tendo como pressuposto as questões da ética profissional, buscando, ainda, a universalização do acesso a um “habitat” adequado e moradia digna, por meio de soluções compatíveis com a natureza da demanda sócio-econômica de todos os grupos que compõem a nossa sociedade, para que esse direito a moradia seja para todos, o direito de se ter um lugar para se viver, sonhar e morar com dignidade, alegria e esperança.

Juramento do Contabilista
"Juro, no exercício da profissão de Contador/Técnico em Contabilidade, me ater mais à consciência do que ao lucro, mais aos fins do que aos meios, mais ao ser do que ao ter, para dignificar o homem na sua expressão mais universal, acima das raças, crenças e ideologias, na comunhão do mesmo destino e da mesma realização, trabalhando pelo progresso econômico e social do país, com lealdade e honestidade."

Juramento oficial do curso de enfermagem
Juro dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a Enfermagem com consciência e dedicação, guardando sem desfalecimento os segredos que me forem confiados. Respeitando a vida desde a concepção até a morte, não participando voluntariamente de atos que coloquem em risco a integridade física e psíquica do ser humano, mantendo elevados os ideais da minha profissão, obedecendo os preceitos da ética e da moral, preservando sua honra, seu prestígio e suas tradições.

Juramento do advogado
“Prometo exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem Jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.

Juramento do químico
“Prometo aplicar e desenvolver os conhecimentos adquiridos somando-os a todas as minhas aspirações, diminuindo as incertezas, multiplicando as auto-realizações e dividindo as vitórias que me cercam, sem jamais faltar com os ditames da honra, da justiça e da ética profissional. Honrando assim, o título de Químico Industrial a mim conferido”.

Juramento do psicólogo
Juro valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e de construção de um mundo onde o homem possa realizar-se em liberdade. Prometo envolver-me com o meu semelhante no espaço que existe entre teorizar a vida e viver a vida, porque acredito ser nesse espaço que psicólogos e clientes se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não me isolar dentro da Psicologia, mas dela partir para uma realidade mais abrangente, onde eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e onde o meu trabalho tenha um sentido mais real e justo, observando sempre dispositivos legais e éticos da profissão.

Juramento do nutricionista
Prometo que, ao exercer a profissão de nutricionista, o farei com dignidade e competência, valendo-me da ciência da nutrição, em benefício da saúde do homem, sem discriminação de qualquer natureza. Prometo, ainda, que serei fiel aos princípios da moral e da ética. Se eu cumprir este juramento com fidelidade possa merecer os louros que proporcionam a profissão.

Juramento do biólogo
Juro, pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do Biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico com justiça e paz.

Juramento do médico veterinário
Prometo no exercício da profissão de Médico Veterinário, atuar com o melhor da minha habilidade e competência, exercendo a arte de curar, pesquisar, inspecionar e sanear com honra e dignidade. Nunca me servindo da profissão para corromper os bons costumes ou favorecer a desonestidade.
Se eu observar esse juramento e não o violar, estarei em paz comigo e com Deus.

Juramento do dentista
Prometo no exercício da profissão de Cirurgião Dentista ser sempre fiel aos deveres da honra, da lei e da ciência. Que meus olhos sejam discretos e a minha boca sempre muda ante os segredos que me revelarem. Tudo farei pela saúde e pela vida daqueles que me foram confiados. Juro que nunca me prevalecerei da profissão para corromper os costumes ou desmerecer a Odontologia.

Juramento do fisioterapeuta
Prometo dedicar-me à profissão de Fisioterapeuta utilizando todo conhecimento científico e recursos técnicos por mim adquiridos durante o medir de esforços, assegurando aos pacientes sob meus cuidados o bem-estar físico, psíquico e social.
Juro honrar o nome da Fisioterapia com amor, respeito e dignidade, empregando todos os meios para fazê-la conhecida e valorizada.

Juramento do biomédico
Juro por toda minha existência cumprir com zelo e probidade todas as atividades inerentes à profissão de Biomédico que me forem confiadas. Juro diante de Deus e dos homens não medir esforços para exercer com dignidade e ética a Biomedicina. Juro estar atento à evolução científica para empregá-la em prol da humanidade. Juro cumprir estes preceitos para poder usufruir da benevolência e da confiança dos homens.

Juramento do fonoaudiólogo
Ao assumir a profissão de fonoaudiólogo, obrigo-me solenemente a dedicar meu trabalho a humanidade, utilizando o domínio desta ciência em todas as suas formas de expressão, prevenindo, orientando e tratando todos aqueles que necessitam. Respeitarei os segredos que me forem confidenciados. Manterei por todos os meios ao meu alcance, a honra de minha profissão, não permitirei que considerações de ordem religiosa, de nacionalidade, de raça de ordem política ou padrões sociais se interponham entre o meu dever e o meu semelhante e não usarei meus conhecimentos contra as leis humanas. Faço tais promessas solenes, livremente sob minha palavra de honra.

Juramento de EDUCAÇÃO FÍSICA
Juro, diante de Deus e da sociedade que fará uso do meu trabalho, que conduzirei meus esforços profissionais com a máxima responsabilidade,
utilizando meus conhecimentos para o desenvolvimento, lembrando e respeitando os postulados da ética profissional.”


Fontes:
https://www.furb.br/2005/arquivos/578981-816368/JURAMENTOS5.pdf
http://www.placprint.com.br/mensagens.html

Nenhum comentário: