quarta-feira, 20 de agosto de 2008

HOTELARIA

Conheça mais a profissão.

O que é hotelaria?

É o gerenciamento de hotéis, complexos turísticos e dos serviços por eles oferecidos
O bacharel em Hotelaria, ou administrador hoteleiro, é responsável pela direção e pelo funcionamento de hotéis, resorts, flats, spas e estâncias. Ele coordena todos os serviços oferecidos ao hóspede, como acomodação, alimentação, recreação e lazer. Contrata, orienta e supervisiona os funcionários, organiza e providencia a infra-estrutura do estabelecimento, checa as instalações e negocia com fornecedores. Pode participar da montagem de novos empreendimentos hoteleiros, definindo planos de marketing e estabelecendo relações com as autoridades da região. Ou organizar e promover eventos, palestras, feiras, exposições e convenções.
Fonte: http://www.capecurso.com.br/hotelaria.htm

O que estudar para trabalhar na área?

Bacharelado: o estágio é obrigatório para receber o diploma.
O bacharelado em hotelaria recebe o nome de Administração Hoteleira.

Currículo mínimo: administração hoteleira, controle de alimentos e bebidas, higiene alimentar e nutrição, contabilidade hoteleira, estatísticas, planejamento e organização hoteleira e relações humanas.

Áreas de atuação: centro de lazer e recreação, administração de hotéis, bares, restaurantes, navios de turismo, eventos e negócios, camping.

Perfil do profissional: facilidade de comunicação e no trato social, dinamismo, organização, domínio da matemática, iniciativa e liderança, capacidade de planejamento e de orientação.
Fonte: http://www.webvestibular.com.br/profissoes/hotelaria.htm



Como é o mercado para trabalhar em hotelaria no Brasil?


O turismo é um mico? - Matéria editada pela revista Você S.A.


Quantas vezes você já ouviu dizer que a vocação do Brasil é o turismo? A paulistana Bianca Andrade, de 27 anos, escutou a frase muitas vezes. Leu nos jornais a promessa de vários governos de que o mercado hoteleiro, o de passagens aéreas e o de entretenimento iriam deslanchar e gerar milhões de empregos. "Acreditei naquilo e por isso resolvi investir na carreira", diz ela, que há pouco mais de três anos prestou vestibular para turismo e entrou em uma faculdade da região metropolitana de São Paulo. "Eu tinha uma certa ilusão de que haveria uma explosão de empregos nessa área, de que me formaria e seria gerente de uma grande agência de viagens", diz Bianca. Hoje, prestes a se formar, ela faz estágio em uma loja de passagens aéreas e recebe 250 reais por mês. "Percebi logo que o mercado é bem diferente do que imaginei", lamenta.
Assim como Bianca, todo ano, 22 800 novos profissionais se formam em cursos superiores da área de turismo pelas 570 instituições que oferecem graduação nesse campo no país. O problema é que não há lugar para todos no mercado de trabalho, de acordo com o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh), Moacyr Roberto Tesch Auersvald. E há dois motivos para isso: um é a expansão do turismo que nunca acontece no país. "Turismo é propaganda e o Brasil não se vende lá fora", afirma ele. Só para ter idéia, o Brasil investiu 30 milhões de reais na promoção de todo o país no exterior em 2003. A Filadélfia, Estado americano que quer ser a meca mundial do turismo GLS (gays, lésbicas e simpatizantes), gasta a mesma quantia em propaganda. A outra razão é que a grande carência de mão-de-obra no setor não é de profissionais de nível superior, para cargos de chefia. E sim de pessoal operacional. Um hotel médio, por exemplo, tem de cinco a seis gerentes e cerca de 200 funcionários trabalhando nas funções de camareira, faxineira, recepcionista, garçom e cozinheiro. "O que o setor precisa é de gente para carregar o piano, e não de pessoas para tocá-lo", diz Auersvald.
Para o professor Mário Carlos Beni, da Faculdade de Turismo da Universidade de São Paulo (USP), o que o mercado procura é inversamente proporcional à resposta das escolas de turismo. Ele diz que deveria haver mais cursos técnicos, para qualificar a mão-de-obra operacional, do que escolas de formação de nível superior. "Quem se forma em um dos cursos de terceiro grau não quer se sujeitar a trabalhar como recepcionista ou mensageiro", afirma. Foi o que aconteceu com Nelson da Cunha Pinto Filho, de 32 anos, formado em turismo pela USP em 2001. Ele nunca encontrou chances de entrar no mercado de trabalho, a não ser vagas para assistente, operador de reservas e recepcionista. "Começar do zero, num cargo operacional, é uma roubada, um mico", diz ele, que abandonou a área."Preferi dar continuidade à minha formação anterior, de técnico em mecânica, que tem mais mercado e paga mais."
Sua colega de faculdade, Paloma Cavalcanti, de 24 anos, entretanto, resolveu insistir na carreira. Abriu sua própria empresa de planejamento e consultoria para hotéis. Mas, para se sustentar, dá aula em uma faculdade de turismo. Seu salário como professora varia entre 1500 e 2000 reais, conforme o número de horas trabalhadas. "As aulas são o que me segura, já que com a empresa não é todo mês que tenho lucro", diz, acrescentando que a maioria do pessoal da classe também partiu para o ramo do ensino.
A saída encontrada por Paloma e seus colegas, segundo o professor Beni, já está deixando de ser uma alternativa para profissionais que não encontraram oportunidades no setor. "Nos últimos anos, não há o mesmo interesse pelo curso. Houve uma queda nas matrículas de 50%. As faculdades estão demitindo professores e fechando cursos."
Aprendizado na prática existe, entretanto, uma maneira de seguir carreira na área de turismo, segundo Dináurea Cheffins, vice-presidente de recursos humanos da Atlantica Hotels International, administradora que opera hotéis como Radisson, Clarion, Confort e Sleep Inn. "O único modo de se dar bem na área é começar por baixo e aprender a profissão na prática", afirma. A questão é que a grande maioria das pessoas só quer trabalhar como gerente ou em cargos de chefia. "Humildade para aceitar tarefas que parecem inferiores faz parte do dia-a-dia de quem trabalha nesse campo", declara.
Fabiana Zichia, de 24 anos, deixou o orgulho de lado topou desafio. Há três anos, quando havia iniciado o curso de turismo em uma faculdade paulistana, saiu para procurar estágio em hotéis. Encontrou uma vaga no setor de reservas do Radisson, em São Paulo. Topou, apesar do baixo salário: 400 reais. A mensalidade da faculdade era de 700 reais. "Eu queria entrar para o mercado", recorda. Oito meses depois, Fabiana foi efetivada no departamento de operações do hotel e hoje é assistente de qualidade, com salário de 1 300 reais. Mas o que ajudou Fabiana, além de sua disposição para aceitar serviços não tão glamourosos, foi o fato de ela ter inglês fluente. "Ter curso superior em turismo ou administração hoteleira não é imprescindível", diz Dináurea, da Atlantica Hotels. Ela mesma é formada em psicologia e começou sua carreira há 22 anos, como estagiária do setor de treinamento de um hotel. "O que conta mais é ter formação em línguas", diz. Saber idiomas, segundo ela, é importante em todas as áreas do turismo.
Para se dar bem Silvio Araújo, de 35 anos, formado pela Universidade de Administração em Hotelaria de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, em 1990, tem o perfil do profissional de sucesso que Dináurea traçou. Fala espanhol e inglês e teve humildade para agarrar a chance que parecia mais sem graça. Logo após receber o diploma e concluir o estágio obrigatório, aceitou um emprego como assistente da área comercial do hotel Caesar Park São Paulo. "Fazia de tudo: desde tirar xerox a serviço de mensageiro", recorda. Em 1996, Araújo deixou o emprego para ficar seis meses no exterior e estudar inglês. "Inglês é a língua do dia-a-dia no setor", diz. Ao voltar, foi contratado para trabalhar no departamento de vendas do Renaissance São Paulo Hotel, um dos mais luxuosos da cidade. Hoje, Araújo é diretor de marketing do Grand Hyatt São Paulo, com um salário que fica entre 20.000 e 30.000 reais. "Hotelaria e turismo se aprende na prática. Quem quer se dedicar tem de começar por baixo, não interessa a formação."
Casos como o de Araújo são raros, pois a média salarial do setor é baixa. As entidades de classe calculam que os salários variam entre 400 reais e 10.000 reais. A média, entretanto, é de 682 reais, já que há muito mais gente na camada operacional do que na corporativa. É por isso que Patrícia Rodrigues, de 27 anos, diz não ter perspectivas na carreira. Ela pagava 448 reais de mensalidade para a faculdade em que se formou, em 2003. Hoje, ganha 800 reais no departamento financeiro de uma agência de viagens. "Não vejo futuro para mim", afirma.
Será que agora vai? - Em abril do ano passado, o Ministério do Turismo lançou o Plano Nacional do Turismo, com a promessa de, em três anos, chegar à marca de 9 milhões de turistas estrangeiros visitando o Brasil anualmente (ante 4,1 milhões em 2003), o que geraria 1,2 milhão de empregos. Não foi a primeira vez que o governo fez projeções otimistas para o setor. Em 1992, por exemplo, o ex-presidente Fernando Collor de Mello lançou a Política Nacional de Turismo. Naquela época, os estrangeiros que visitavam o país deixavam aqui, em média, 1 bilhão de reais por ano. Quatro anos depois, o número caiu para 800 milhões de reais.
Desta vez, parece que algo de efetivo está acontecendo. De 2002 para 2003, o número de turistas estrangeiros no país cresceu 8,12%, e o ingresso de dólares, 8,52%. No ano passado, o país recebeu a visita de 4,4 milhões de turistas de fora, segundo a Associação Brasileira de Turismo Receptivo. A quantidade é 12% maior do que no ano anterior. Nos últimos 12 meses, os turistas estrangeiros gastaram 2,5 bilhões de dólares no país, quase 7 bilhões de reais -- 32% a mais do que em 2003.
Alta Temporada - Com o aquecimento da economia, mais gente deve aproveitar o período de férias e viajar. Algumas agências de turismo já registravam no final de 2004 um aumento de 30% nas vendas de pacotes para a alta temporada em relação ao mesmo período de 2003. Companhias aéreas também conferiam um aumento na demanda. De janeiro a novembro do ano passado, por exemplo, a Gol já havia apurado um crescimento de 34% no volume de passageiros transportados em relação ao ano anterior.
A seguir, outros números do turismo no Brasil:
10 milhões de pessoas trabalham no setor
São 570 faculdades de turismo e áreas relacionadas
22 800 novos profissionais de nível superior são formados por ano
682 reais é a média salarial
Cada hotel emprega, em média, cinco gerentes e 200 camareiras, faxineiras, recepcionistas e garçons

Fonte: http://www.turismologia.com.br/reportagem.asp?codigo=100&estado=rj

2 comentários:

Anônimo disse...

Interessante essa parte...

Em 1996, Araújo deixou o emprego para ficar seis meses no exterior e estudar inglês. "Inglês é a língua do dia-a-dia no setor", diz. Ao voltar, foi contratado para trabalhar no departamento de vendas do Renaissance São Paulo Hotel, um dos mais luxuosos da cidade. Hoje, Araújo é diretor de marketing do Grand Hyatt São Paulo, com um salário que fica entre 20.000 e 30.000 reais. "Hotelaria e turismo se aprende na prática. Quem quer se dedicar tem de começar por baixo, não interessa a formação."


É preciso muita dedicação e paciencia. Ah, e Ingles rs

Unknown disse...

Eu me chamo Tamara, tenho 18 anos e curso Turismo, 3°período na Universidade de Uberaba-MG. Ao ler os relatos, vi que é realmente o que acontece. Os cursos estão fechando, a minha turma é a última em bacharelado. Penso que falta muita estrutura no Brasil, tanto política, social e econômica. Esse país proporciona tantas belezas naturais, mas que não possuem um planejamento. Eu, como turismóloga, deveria abraçar o Brasil, mas não, irei fazer como muito outros, ir para o exterior, pois aqui não tem futuro.

Estava vendo uma reportagem hoje que as aréas que darão maiores empregos será area da saúde, turismo e informática.
Vamos ver, porque prever, falar é tão fácil.