sexta-feira, 22 de agosto de 2008

DOENÇAS OCUPACIONAIS

Doença ocupacional é designação de várias doenças que causam alterações na saúde do trabalhador, provocadas por fatores relacionados com o ambiente de trabalho.

- Doenças da pele;
- Doenças respiratórias;

Uma doença ocupacional normalmente é adquirida quando um trabalhador é exposto acima do limite permitido por lei a agentes químicos, físicos, biológicos ou radioativos, sem proteção compatível com o risco envolvido. Esta proteção pode ser na forma Equipamento de proteção coletiva (EPC) ou Equipamento de proteção individual (EPI).

Doenças ocupacionais mais comuns nos escritórios:
- Dores musculares
- LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho)

O computador que propicia aumento da agilidade e produtividade, dependendo de intensidade e modo de utilização, pode propiciar malefícios à saúde do trabalhador.
Especialistas afirmam, que o computador, por si só, não é responsável por nenhuma doença física ou psicológica. Porém, a postura incorreta adotada pelo usuário é um fator de grande relevância e pode provocar problemas como fadiga ocular e intelectual, dores musculares e LER/DORT (tendinites, bursites, etc).

Segundo IIDA (1990) usualmente os principais fatores de risco podem estar:
• No ambiente de trabalho: mobiliário e equipamentos que obrigam a adoção de posturas incorretas durante a jornada, má iluminação, temperatura inadequada, ruídos, etc;
• Nas tarefas e modos de organização do trabalho;
• Fatores psico-sociais como estresse no ambiente do trabalho.
Ademais, a falta de conhecimento e despreparo dos trabalhadores em relação à ergonomia é um fator que converge fortemente para uma realização inadequada do trabalho.

Fontes:
pt.wikipedia.org/wiki/Doença_ocupacional
http://www.pr5.ufrj.br/cd_ibero/biblioteca_pdf/saude/07_artigo.pdf

Nenhum comentário: