terça-feira, 19 de agosto de 2008

CONHEÇA MAIS SOBRE A FRANÇA

CONHEÇA MAIS SOBRE A FRANÇA

Relevo

• Planícies: 2/3 da superfície total.

• Principais maciços montanhosos: os Alpes (cujo ponto culminante, o Mont Blanc, é o mais alto pico da Europa Ocidental - 4.807 metros), os Pirineus, o Jura, as Ardennes, o Maciço Central e os Vosges.

• Costa marítima: abrindo-se para 4 espaços marítimos (o Mar do Norte, o Canal da Mancha, o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo), a França dispõe de 5.500 km de margens costeiras.

Clima

Três tipos :
oceânico (a oeste)
mediterrâneo (ao sul)
continental (centro e leste)


vegetação:

Flora

Apesar da devastação a que foi submetida durante séculos, à França tem a quarta parte de seu território recoberto por florestas reconstituídas. A flora mediterrânea ocupa o sudoeste do país, onde predominam florestas de azinheiras, cuja degeneração deu lugar ao maqui - formação arbustiva fechada própria de solos silicosos - e às garrigues, formação estépica, em solo calcário. Nos Alpes marítimos e nos Pireneus orientais ocorrem carvalhos, castanheiros, pinheiros e lariços. Nas altitudes maiores predomina a vegetação alpina.

A flora não mediterrânea apresenta da Bretanha até o nordeste e na região central da França, o carvalho séssil e a faia européia. Nas regiões oeste e sudoeste ocorrem várias espécies de carvalho, o castanheiro e a bétula. Nas regiões montanhosas prevalecem os abetos, faias, pinheiros e lariços. Acima do limite da floresta, geralmente composta de coníferas, aparece a vegetação alpina.

Fauna

O território francês foi, em tempos remotos, uma encruzilhada onde animais de diversas origens se encontraram e se miscigenaram, o que resultou numa fauna relativamente rica. A fauna selvagem habita, sobretudo as montanhas e florestas. Destacam-se a raposa, o javali e o urso, extinto nos Alpes mas ainda encontrado nos Pireneus, onde também há águias.



HIDROGRAFIA: canais, lagos e rios

Canais da França: Canal Saint-Martin O canal Saint-Martin é um canal de 4,55 quilômetros de extensão, localizado em Paris, França. Foi aberto em 1825.

Atualmente, o canal é destino popular de parisienses e turistas que passeiam em barcos de excursão ou admiram a paisagem a partir das eclusas e pontes ao longo do canal.


Lagos da França: Lago Léman O lago Léman ou lago de Genebra (em francês lac Léman ou lac de Genève; em alemão Genfersee) é o segundo maior lago da Europa Ocidental (o primeiro é o lago Balaton, na Hungria). Situa-se entre a França e a Suíça — a fronteira passa no meio do lago.

Ele é atravessado de leste a oeste pelo Ródano, e se formou após a última era glacial, há aproximadamente 15 mil anos.


Rios da França:
A
Rio Aa
Rio Acheneau
Rio Aisne
Rio Allier
Alzette
Rio Aron
Rio Arroux
Rio Authion
B
Rio Barbançonne
Rio Beuvron
Rio Bidasoa
Rio Bresbre
C
Rio Cher
Rio Cisse
D
Rio Doller
Rio Doubs
E
Rio Erdre
Rio Escalda
E (continuação)
Rio Eure
Rio Evre
F
Rio Furan
I
Rio Ill
Rio Indre
Rio Isère
L
Rio Lauch
Rio Layon
Rio Lignon
Rio Loire
Rio Loiret
Rio Lot
Rio Lys
M
Rio Maine
Rio Marne
Rio Mosa
Rio Mosela
N
Rio Nièvre
O
Rio Oise
R
Rio Reins
Rio Garona
Rio Reno
Rio Ródano
S
Rio Saône
Rio Sarre
Rio Sarthe
Rio Segre
Rio Sena
Rio Somme
Rio Sèvre Nantaise
T
Rio Têt
Rio Thouet
Thur (França)
V
Rio Vendéia
Rio Vienne
Y
Rio Yerres



FONTES:
www.ccfb.com.br/servicos/sobre/
www.brasilescola.com/geografia/franca.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Rios_da_Fran%C3%A7a

2 comentários:

ninyh disse...

Não fala quase nada sobre a hidrografia da França.Queria que vocês colocassem mais algumas coisas .....

Unknown disse...

Não fala sobre os aspctos econômicos queria que vocês colocassem sobre ele.