O segredo para escrever uma carta eficaz é a simplicidade e a utilização do layout correcto.
Uma apresentação incorrecta poderá dar uma má imagem de si ou da empresa.
A apresentação mais correcta será então a denominada bloco, ou seja alinhada à esquerda e sem tabulação.
Evite os rodeios e seja claro, conciso e cortês.
Remetente
- Canto superior
Destinatário
- Nome, posição e endereço
Data
- Para evitar confusões opte por escrever o mês por extenso, por exemplo, 21 September 1999.
Assunto (OPCIONAL)
- Explique o assunto da carta de forma sintética, por exemplo Job application (candidatura a emprego).
Saudação inicial
- Varia conforme o sexo, estado civil e o facto de conhecer o destinatário ou não, mas começando sempre com Dear. No caso de não conhecer a pessoa a forma de saudação mais usual será Dear Sir or Madam.
Conteúdo
- Composto por três parágrafos abordando os seguintes elementos:
• Razão de envio da carta;
• Mensagem Principal;
• Conclusão a comunicar a disponibilidade para ser entrevistado.
- Convém separar os parágrafos com uma linha de intervalo.
- Pode iniciar a carta com In reply to your ... ou I am writing to...
Remate
- Termine a carta de uma forma simpática: I look foward to hearing from you.
Saudação Final
(Yours) Sincerely – Se conhecer o nome
(Yours) Faithfully – No caso de não conhecer
Anexos
- Sob a abreviatura de Enc. (enclosed), indique os documentos anexados à carta.
Enc.: Curriculum Vitae
João Manuel da Silva
Rua do Ouro, 41
2000 Porto, Portugal
Axels Dana
277 Foster Street
Erdington
Birmingham, UK
21 September 1999
Subject: Job Application
Dear Madam or Sir,
In reply to________________________________________________
I look foward to hearing from you.
Yours faithfully
João da Silva
Fonte: http://www.ipg.pt/estg/gesp/carta%20frances.htm
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