sexta-feira, 22 de agosto de 2008

CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO

O QUE SÃO CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO?

Os canais de distribuição são os meios pelos quais o produto percorre até chegar ao seu destino final; os canais de distribuição são basicamente compostos de Centros de Distribuições, Varejistas, Distribuidores, entre outros pontos utilizados como apoio para diluir o custo total da distribuição (Gianpaolo et. al., 2004, p. 10). Somente com o cálculo do custo total da distribuição pode se definir a melhor estrutura de distribuição; devem ser considerados os estoques em trânsito e os estoques intermediários dentro da cadeia.

O QUE SÃO CANAIS VERTICAIS DE DISTRIBUIÇÃO?
Também chamados de sistemas verticais de marketing.
Sistemas Verticais de Marketing são redes gerenciadas profissionalmente, como um sistema, desenhadas para obter economias de escala tecnológica, gerencial e promocional, através de integração e coordenação dos fluxos de marketing da produção ao usuário final.

Podem ser:
-Integrados: Os diferentes níveis de produção e distribuição pertencem àmesma empresa. Exemplo: Robbialac, Vista Alegre

-Controlados: Existe uma coordenação entre os diferentes níveis apenas na parte de sistemas e não de capital. Exemplo: Igloe TMN

-Contratuais: Existe uma coordenação de programas de acção através de uma base contratual. Exemplo: Franchising

O QUE SÃO CANAIS HÍBRIDOS DE DISTRIBUIÇÃO?

São canais onde o fabricante mantém sob o seu controle o relacionamento com grandes clientes, por exemplo, mas deixa para os distribuidores a responsabilidade pelas funções de atendimento e entrega.

Veja também a matéria sobre a Dell e o desafio no uso de canais híbridos:
http://www.resellerweb.com.br/noticias/index.asp?cod=50454

O QUE SÃO CANAIS MÚLTIPLOS DE DISTRIBUIÇÃO?

Para atingir diversos mercados, os fabricantes podem usar vários canais de distribuição para um único produto.

Por exemplo: aHering, tradicional fabricante de camisetas, vende seus produtos por meio de várias lojas (como lojas de departamento, de bairro e atacadistas). Ela também utiliza canais diretos como lojas próprias em shoppings e o Hering Virtual Store na Internet. Um fabricante também poderia usar um tipo de canal de marketing para servir consumidores e outro para servir compradores organizacionais. Em alguns casos, as empresas usam múltiplos canais para adequar-se a uma estratégia de várias marcas.

Com certo nome de marca, o produto é distribuído por um canal e, com outra marca, é distribuído por outro canal.

Por exemplo: o empresário italiano Giorgio Armani possui em São Paulo duas marcas distintas – a Empório Armani e a Giorgio Armani –vendidas em lojas separadas, com conceitos diferentes, para um público de elevadopoder aquisitivo, porém com objetivos e conceitos de moda diferentes.


Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Distribui%C3%A7%C3%A3o_(Log%C3%ADstica)#Canais_de_Distribui.C3.A7.C3.A3o

www.varejista.com.br/novo_site/desc_materia.asp?id=11359

http://prof.santana-e-silva.pt/EGI_estrategia_mk/trabalhos_07_08/marketing/PPT/05%20-%20A%20Distribui%C3%A7%C3%A3o.pdf

http://64.233.169.104/search?q=cache:afWqdcU5KREJ:www.ricardoalmeida.adm.br/11admmerc.pdf+CANAIS+M%C3%9ALTIPLOS+DE+DISTRIBUI%C3%87%C3%83O&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=1&gl=br

http://www.nucleodelogistica.com.br/download/dicionario_logistica_v1.3c.pdf

Nenhum comentário: