segunda-feira, 25 de agosto de 2008

BIOMEDICINA: CONHEÇA MAIS A PROFISSÃO

O que é ?

O curso de Ciências Biológicas - Modalidade Médica foi criado em 1966 na Escola Paulista de Medicina com o objetivo de suprir a carência de docentes especializados na área da saúde e também para formar cientistas em potencial, ou seja, pessoas que tenham familiaridade com métodos científicos e que possam, através desse conhecimento, desenvolver um plano de pesquisa dentro da área biomédica.

Existem, no momento, 25 escolas de Biomedicina no país, sendo que 12 delas se localizam em São Paulo. É importante ressaltar que apesar de todas elas possuírem o mesmo nome, os cursos podem apresentar diferenças. Isso porque a ênfase do curso se dá para áreas diferentes. A grande maioria das faculdades particulares direciona o curso para a formação de um profissional especializado em análises clínicas. As universidades públicas estão mais preparadas para a formação de pesquisadores em diversas áreas como imunologia, fisiologia e genética. Isto não quer dizer que um aluno de faculdade particular não possa ingressar na área da pesquisa. Também as universidades públicas estão implantando as disciplinas necessárias para que o biomédico possa atuar em análises hematológicas e bromatológicas.

O curso tem duração média de 4 anos sendo que o último consiste em um estágio obrigatório que pode ser realizado em laboratório particular ou em laboratório da própria instituição de ensino, se ela estiver capacitada para tal. Não é difícil encontrar alunos que façam estágio mesmo nos anos anteriores da faculdade, já que os profissionais estão freqüentemente dispostos a "ensinar" as técnicas utilizadas em seu laboratório. Esses estágios podem ser remunerados através de programas de instituições de apoio ao ensino como FAPESP e PIBIC.

De acordo com o Conselho Regional de Biomedicina o objetivo de uma faculdade de Biomedicina deve ser: "apresentar biomédicos com formação generalista, humanista, critica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises bromatológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises ambientais, bioengenharia e análises por imagem, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade cultural, social e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade."
Enfim, o estudante de biomedicina precisa ter sempre em mente a noção de que para toda pergunta existe deve existir uma resposta. E, em ciência, essa resposta só será solucionada se ele tiver uma base sólida o suficiente, tanto em teoria científica quanto em prática laboratorial.

Disciplinas

Como os cursos ministrados por diferentes faculdades nem sempre têm o mesmo enfoque, as matérias cursadas também variam. É interessante ressaltar que existem dois enfoques básicos:
1- Formação de pesquisadores e docentes. Em geral, as universidade públicas vêem isso como sendo o objetivo do curso.
2- Formação de profissionais de Análises Clínicas. Esta é a finalidade do curso da maioria das faculdades particulares.
As disciplinas aqui comentadas serão referentes a um curso do tipo 1, já que são parte do curso de Ciências Biológicas - Modalidade Médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/EPM). O curso está passando por reformulações e o novo formato já deve ser implantado em 2003, porém essas mudanças não visam alterar de forma significativa seu intuito.
A duração é de quatro anos, sendo o último ano um estágio em período integral. Nos três primeiros anos, os alunos têm aulas práticas e teóricas, também em período integral (sim, sim, o dia todo na faculdade). As matérias cursadas são as disciplinas básicas da saúde humana, significando que não temos disciplinas clínicas, o que nos diferencia da Medicina: não temos disciplinas clínicas pois não atendemos pacientes, apesar de não haver nenhum impedimento em fazer-se pesquisa nesta área.

O que se aprende:

Embriologia: responsável por responder a célebre pergunta "De onde vêm os bebês?" e muitas outras, como "De onde vêm, por onde passam e para onde vão o coração, os olhos, o intestino, as orelhas... dos bebês?"
Anatomia Humana: duas lições muito importantes: como ignorar seu olfato e como decorar dezenas de palavras em uma semana. Pelo menos você poderá dizer que seu esternocleidomastóideo está doendo, ao invés de dizer torcicolo.
Citologia: breve extensão da matéria homônima estudada no colégio. Com a adição da técnica de montar lâminas e olhá-las no microscópio.
Histologia: microscópio, microscópio e mais microscópio. Você vai conhecer as semelhanças e diferenças entre as células do seu corpo (a começar pelo princípio de que nem toda célula é uma bolinha).
Bioestatística: para você não correr o risco de fraudar um trabalho científico por não saber a diferença entre desvio padrão e resultados errados.
Matemática: sim, dizem que o biomédico precisa disso. Um pouquinho de cálculo não mata ninguém, principalmente se você não tiver que entender suas aplicações.
Química Geral e Analítica: aprofundamento de alguns conceitos químicos estudados no colegial, com a adição de aulas práticas e relatórios...
Química Orgânica: não existirão mais equações do tipo Reagentes Produtos, tudo tem ressonância. As aulas são todas teóricas.
Físico-química e Física: basicamente termodinâmica e radiação. Introdução ao mundo do potencial de membrana.
Bioquímica: compostos como carboidratos e proteínas terão outro significado em sua vida depois de ver as vias metabólicas. E você saberá tantos nomes de enzimas que poderá até inventar alguns.
Biofísica Celular e Física: dentro do mundo do potencial de membrana você conhecerá a vida dos canais iônicos e fará analogias entre este mundo e o mundo da elétrica.
Biofísica de Sistemas: mais uma jornada ao mundo do potencial de membrana, desta vez com a intenção de entender a contração muscular. Transporte de gases e equilíbrio ácido-básico também estão inclusos nesta disciplina.
Fisiologia Geral: como as coisas funcionam no seu corpo, ou pelo menos como deveriam funcionar. Inclui neuro, cardiovascular, respiratória, renal, digestiva e endócrina.
Imunologia: mecanismos de defesa do organismo humano contra agentes infecciosos e intrusos em geral. Aulas práticas e teóricas.
Informática: funcionamento básico de programas como Word, Excel, Power Point e sua aplicação na área da saúde. Você aprende a utilizar a internet e montar sites, como este!
Biologia Molecular : se você acha que sofrerá em bioquímica, chegou seu suplício. Para quem gosta de moléculas é um deleite... Durante o curso, você se tornará um "expert" em DNA e matriz celular, além de processos metabólicos celulares.
Psicologia experimental: aqui vocês estudarão modelos animais para estudos de afecções psicológicas, como agressividade e ansiedade.
Microbiologia: bactérias, vírus, fungos constituem um curso no mínimo exótico. Você começará a se auto prescrever antibióticos.
Farmacologia: drogas... drogas... drogas... As aulas práticas são inúmeras e ilustram muito bem o curso. Entretanto, as 3.584.322 drogas estudadas e seus mecanismos de ação, tornam as provas um pouco complexas.
Parasitologia: a libertação de seus nojos será necessária para encarar todos os vermes estudados. E não são apenas vermes, tem protozoários também.
Engenharia Genética: o objetivo da maioria. Mas, não se esqueçam, vocês já terão tido isso em biologia molecular. Clones humanos ainda não são feitos em aulas práticas, apenas clones gênicos.
Anatomia Patológica: e que fique bem claro, você não verá cadáveres frescos!!! O curso se baseia no estudo de processos patológicos por modelos animais e através de lâminas histológicas.
Genética: é muito diferente de engenharia genética!!! Você estudará a estrutura do cromossomo e suas "aberrações". Além da segregação de certas doenças genéticas. Bem vindo à evolução do Aa e suas causas e conseqüências.
Psicobiologia: comportamentos humanos e animais, ação das drogas psicotrópicas, como funciona o sono... Você estudará as relações das estruturas neuroanatômicas com as funções cerebrais superiores.
Epidemiologia: aqui os estudos sobre as doenças não são feitos em indivíduos e sim na população.

Mercado
Biomédicos formados em faculdades públicas tendem, em geral, a trabalharem em instituições de pesquisa. Em São Paulo, podemos citar a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade de São Paulo (USP) e Instituto Butantan. Em Campinas, um grande centro de pesquisa é a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e no Rio de Janeiro, além da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), existe a Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Existem diversas áreas nas quais o biomédico pode atuar, incluindo pesquisa básica (como biologia molecular ou imunologia) ou em pesquisa aplicada à clínica (como reprodução humana ou ginecologia). A maioria dos biomédicos que trabalha com pesquisa faz, logo depois da graduação, mestrado e doutorado. O mestrado tem duração de 2 anos, enquanto o doutorado é um pouco mais longo. Durante esse período, o pesquisador trabalha em um laboratório no qual ele escolhe um orientador e desenvolve um projeto (que pode já ter começado na graduação), geralmente com auxílio financeiro da Fundação de amparo à pesquisa do estado de São Paulo (FAPESP) ou do Conselho Nacional do desenvolvimento científico e tecnológico (CNPq).
Já os biomédicos formados em faculdades particulares tendem a trabalhar em laboratórios de Análises Clínicas, dentro de hospitais ou em laboratórios particulares, como o Laboratório Fleury ou Delboni Auriemo. Esses profissionais trabalham com processamento de exames e obtenção de seus resultados.
Além disso, todos os biomédicos podem atuar como docentes em universidades públicas e particulares, ou na Indústria com um papel um pouco mais burocrático e menos ligado ao laboratório propriamente dito. Existem ainda profissionais que trabalham em áreas bem distintas, como fisiologia em clubes de futebol e reprodução animal.

Onde estudar ?
Universidade Federal de São Paulo- Escola Paulista de Medicina www.unifesp.br
Universidade Estadual de Campinas- Unicamp www.unicamp.br
Universidade Estadual Paulista- Unesp www.unesp.br
Universidade de Marília- Unimar www.unimar.br
Universidade do Rio de Janeiro- Uni-Rio www.unirio.br
Universidade de Santo Amaro- Unisa www.unisa.br
União das Faculdades da Fundação Hermínio Ometto de Araras- Uniararas www.uniararas.br
Universidade de Mogi das Cruzes- UMC www.umc.br
Centro Universitário " Barão de Mauá" www.baraodemaua.br
Universidade Bandeirantes de São Paulo- UNIBAN www.uniban.br
Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto www.fmrp.usp.br
Universidade Federal do Rio de Janeiro www.ufrj.br
Universidade de Franca- UNIFRAN www.unifran.br

CURSOS AINDA NÃO RECONHECIDOS
Centro Universitário da Grande Dourados- UNIGRAN www.unigran.br
Fundação Lusíadas- UNILUS www.lusiada.br
Centro Universitário de Araraquara www.uniara.com.br
Universidade Estadual de Londrina-UEL www.uel.br
Universidade Metodista de São Paulo- UMESP www.metodista.br
Centro Universitário Feevale www.feevale.br
FMU Centro Universitário www.biomedfmuda.hpg.com.br
Associação Educacional Americanense cienciasbiologicas@am.br
Fundação Educacional de Fernandópolis (17) 4426844
Universidade Camilo Castelo Branco- UNICASTELO www.unicastelo.br
Centro Universitário Plínio Leite- UNIPLI www.plinioleite.com.br
Faculdade União das Américas- UNIAMERICA www.uniamerica.br


Fonte: http://www.virtual.epm.br/material/tis/curr-bio/trab2002/bio/index.htm

Nenhum comentário: