segunda-feira, 25 de agosto de 2008

ABORDAGENS GERENCIAIS CONTEMPORÂNEAS

Fundamentação teórica

Em se tratando de abordagens de pesquisa pode-se dizer que em Teoria de Decisão existem duas vertentes em relação dialética - como diz March (1988): a abordagem normativa e a abordagem descritiva.

A abordagem normativa, presente em Clemen & Reilly (2001) procura estruturar racionalmente o processo de tomada de decisão. Esta abordagem busca a maneira correta de se analisar e resolver os problemas de forma a possibilitar que o decisor tenha uma estrutura a seguir para aprimorar seu processo de tomada de decisões em consonância com suas crenças e valores.

A abordagem descritiva procura compreender como os decisores se comportam na realidade e avaliar as dificuldades e viéses destas maneiras de tomar decisões. A partir desta abordagem pode-se conhecer mais profundamente os processos de decisão usados efetivamente pelas pessoas. A relação dialética entre esta abordagem e a normativa está no fato de que pretende-se compreender melhor os processos atuais dos indivíduos para aprimorá-los ou seja, para chegar a uma estrutura de tomada de decisões mais eficaz. Por outro lado, a abordagem normativa não recomendará estruturas de raciocínio que se revelem impraticáveis a partir da visão descritiva dos processos decisórios.

Raiffa (1982) analisa as decisões com interação entre decisores, ou seja, tomadas sob negociação a partir daquelas abordagens originais e define as seguintes linhas de análise:

• Abordagem simétrica descritiva:
Sob esta ótica, o objetivo do pesquisador é descrever o comportamento de todos os negociadores, sem preocupação em prescrever um comportamento adequado. Estas análises podem se basear em modelos que objetivam explicar os comportamentos das partes. Busca compreender portanto a real dinâmica do processo de negociação e pode analisar importantes casos de negociação sob uma perspectiva histórica e considerando-se os interesses e participações de todos os negociadores de maneira igual (por isso, simétrica);

• Abordagem simétrica prescritiva:
Esta linha de análise, que utiliza abordagens matemáticas como a Teoria dos Jogos, visa a examinar como um decisor racional deveria se comportar em situações competitivas. Não há preocupação em compreender-se qual o comportamento real dos indivíduos nestas situações, mas qual deveria ser este comportamento para que as decisões fossem de fato racionais. As recomendações são feitas de maneira simétrica a todas as partes. Cada parte deve pensar o que a outra parte está pensando sobre o que a primeira parte está pensando e assim indefinidamente.

• Abordagem assimétrica prescritiva/descritiva:
Este pesquisador está voltado para a compreensão do comportamento dos indivíduos em situações reais de conflito de modo que possa aconselhar uma parte acerca de como deve se comportar para atingir o melhor resultado esperado. Esta abordagem reflete portanto, a relação dialética mencionada anteriormente, pois é prescritiva sob a ótica de uma das partes e descritiva em relação às partes concorrentes.

• Abordagem externa prescritiva ou descritiva:
Esta abordagem tem o objetivo de avaliar a participação de interventores (facilitadores, mediadores ou árbitros) no processo de decisão. Seria prescritiva ou descritiva conforme busque recomendar ou descrever o comportamento destes agentes.


fonte: www.ead.fea.usp.br/Semead/6semead/PNEE/020PNEE%20-%20Teoria%20das%20Decisoes%20para%20Planejamento.doc

Nenhum comentário: